postado 02/12/2015 às 17:37hrs

5 motivos para optar por uma casa de madeira

MENOR CUSTO

As casas de madeira são muito mais econômicas que uma casa de alvenaria, cerca de 20% abaixo do preço. Isso ocorre pois não há desperdícios de material, dispensa o uso de cimento e tijolo, o acabamento delas é muito prático e fácil, assim como suas reformas e manutenções, o que resulta em um orçamento menor e um tempo mais curto de construção, fazendo com que não seja necessário pagar tanto pela mão de obra. Além disso há a possibilidade de desmontagem e mudanças do projeto com perdas muito próximas de zero, pois as casas já vêm construídas de fábrica e assim o seu preço já é pré estabelecido de acordo com o tamanho e a quantidade de material, sendo muito difícil que haja aumento no orçamento no decorrer da obra.

SEM DESPERDÍCIOS

Os materiais que serão usados nas obras são medidos e cortados antes da construção. Assim, a quantidade estará definida e não haverá desperdício.

RAPIDEZ

Como a casa vai moldada para o local de construção, com todos os materiais definidos, medidos e prontos para montagem, as casas levam um tempo muito mais rápido para serem construídas. Enquanto uma casa de 129 m² leva cerca de 60 dias para estar moldada e pronta para morar, uma casa de alvenaria nessa mesma medida leva aproximadamente de 120 a 140 dias para estar construída.

DURABILIDADE E QUALIDADE

Se receberem os cuidados de manutenção e conservação necessários e se for construída com a qualidade que a Casas Paraná tem, as casas de madeira podem durar muitos anos, até mesmo séculos. Hoje em dia existem muitas técnicas modernas que preservam e mantém a madeira, protegendo contra insetos, fungos, raios UV e humidade, de forma eficiente.

Outro fator importante é a resistência que esses tipos de moradia possuem, sendo muito fortes em tornados, temporais, nevascas e outros tipos de fenômenos naturais.

Além disso, a Casas Paraná oferece garantia nos materiais usados, sempre garantindo a qualidade das construções.

ISOLAMENTO

O isolamento oferecido pelas casas de madeira chega a ser 6 vezes maior que casas de construção de tijolo. A madeira é um isolante térmico natural, ou seja, absorve calor e frio muito mais lentamente que qualquer outro material. No inverno as casas permanecem quentinhas e aconchegantes enquanto no verão as mesmas se mantém frescas, por isso são tão famosas em países de climas extremos.

Em relação ao isolamento acústico, as casas de madeira se destacam em relação as outras, novamente. Esse material absorve uma grande parte da energia e das ondas sonoras, revelando-se uma habitação bastante silenciosa e tranquila.

Uma casa de madeira é bem valorizada?

O que determina o valor de um imóvel é a sua localização, seu tamanho e seu aspecto, incluindo o estilo e o acabamento. Uma construção de madeira não se difere de uma casa de alvenaria nesse ponto, apenas valoriza e enobrece o projeto, com sua beleza e charme que duram por anos.

Vou precisar de mão de obra especializada?

A Casas Paraná oferece mão de obra especializada e com garantia para montagem da sua casa, porém você pode optar por outro profissional. Neste caso, com o kit segue um Manual prático para a montagem de sua moradia.

Posso fazer meu próprio projeto?

Uma das principais vantagens da Casas Paraná é essa. O cliente pode optar por construir sua casa de acordo com um dos inúmeros modelos padrão que disponibilizamos ou montar o seu próprio projeto. Possuímos uma equipe técnica qualificada, preparada para desenvolver o plano que você quiser para o seu lar.

É possível reformar ou mudar o projeto da minha casa depois?

É possível a realização de qualquer modificação no projeto, com quase nenhum desperdício de material, seja uma reforma, troca de projeto ou mudança de localização. Com a orientação correta da Casas Paraná, você tem liberdade para transformar a sua casa do jeito que você quiser.

Quais são as madeiras utilizadas pela Casas Paraná?

A Casas Paraná faz uso de Grapia, Angelim, Cambará, Cedrinho, Tauarí, bem como Pinus Tratado e Pinus Autoclavado, sempre reflorestadas ou de manejo florestal.

Minha casa não será uma presa fácil para cupins, insetos ou fungos?

No caso da Grápia e do Angelim, por serem madeiras duras e amargas, não há perigo de ataque de cupins. Já o Pinus recebe tratamento justamente para evitar a ação dos insetos. Hoje em dia há produtos muito eficientes no combate desses agentes.

Construções de madeira pegam fogo com facilidade?

Estatisticamente, a probabilidade de uma casa de madeira pegar fogo é a mesma que uma casa de alvenaria.

Segundo testes e estudos realizados em 1997 pela USP (Universidade de São Paulo) e de acordo com a norma americana ASTM E69 (para determinação de resistência à combustão), as espécies utilizadas pela Casas Paraná e responsáveis pela estrutura das casas, possuem baixa taxa de combustilidade. As residências são construídas com pranchas de madeira maciça de alta densidade, o que dificulta a propaga;cão do fogo em caso de incêndio.

A melhor opção é pintar ou envernizar a casa?

Essa questão fica pela preferência do cliente. O que vale lembrar é que após a pintura fica muito difícil recuperar a cor original da madeira. Quando a casa é pintada primeiramente de verniz, isso não ocorre.

Independente do que optar, o cliente deve sempre fazer a manutenção de acordo com as orientações contidas no manual do proprietário Casas Paraná.

Como ficam as instalações elétricas e hidráulicas?

As instalações elétricas devem ocorrer por conduítes flexíveis entre o forro e o telhado e as fiações para tomadas e interruptores devem correr em filetes. As instalações hidráulicas são embutidas nas fundações e os canos que ficarem aparentes podem ser revestidos por um filete de madeira especial ou embutidos em um revestimento de parede.

Desenvolvidor pormentores